1
mar
2017
6 passos para conciliar o home office com a casa

6 passos para conciliar o home office com a casa

Quem nunca se viu fazendo qualquer outra coisa em casa menos os trabalhos necessários? Quem aí detesta colocar a roupa na máquina mas já se viu fazendo isso feliz ao invés de responder aquele e-mail chato? Pois então, você não está sozinho nessa. Conciliar o home office com a casa pode ser um obstáculo ou um grande motivo para procrastinar.

É do ser humano deixar as coisas chatas ou difíceis pra depois. Acabamos passando outras na frente e quando vemos já estamos atrasados. Também acontece da família nos chamar e acabar tirando aquele foco e fluxo que demoramos tanto tempo para conseguir. Cada caso é um caso, mas o que tenho certeza para todos é que precisamos tentar até encontrarmos nossa própria receita de um home office feliz.

 

1. Planejar e organizar a rotina

Não tem jeito, você precisa pensar na sua rotina num geral. Não adianta pensar num dia aqui e outro ali. Vai ser preciso analisar o dia como um todo, a semana como um todo e preparar uma rotina que funcione. A palavra-chave aqui é planejamento. Prepare seu calendário e use ferramentas que funcione pra você.

 

2. Defina dia e hora para cuidar da casa

Cuidar da casa pode ser um obstáculo e motivo para procrastinação, então comece por aí. Escolha um ou dois dias para as atividades de casa – não precisa muito mais que isso, não é mesmo?

Olhe seu calendário e escolha qual dia você irá cuidar disso. Toda segunda de manhã? Toda quinta à tarde? Olhe aí, separe uma ou duas horinhas pra isso e deixe agendado e recorrente para todas as semanas de forma que não precise mais pensar em planejar essa atividade.

 

3. Defina hora para começar e terminar de trabalhar

É preciso, de verdade. Mesmo que um dia ou outro você comece ou termine mais tarde, não tem problema. O importante é saber que tem um horário, ainda que seja flexível e possa ser ajustado caso necessário.

Com um horário pré-determinado você vai conseguir visualizar as janelas de tempo que estão sobrando e se planejar da melhor forma, inclusive quando acontece imprevistos – porque eles acontecem.

Se tem outros moradores em casa no seu horário de trabalho, você precisa conversar com eles e entrarem num acordo para que não te incomodem – tem várias maneiras de se acertarem.

 

4. Preveja obstáculos

Agora se tem filhos pequenos, esses não tem jeito, principalmente se ainda não estão em idade de entender. Uma boa saída é planejar sua agenda para uma hora ou duas a mais por jornada de trabalho – para que esse horário possa ser preenchido pelas interrupções das crianças. Se já tiverem horários mais fixos como de cochilo, coloque as atividades que precisam de mais atenção nesses horários para aproveitar o silêncio e ter mais foco.

É importante não preencher completamente sua agenda, sem nenhuma janela para respiro. Se acontece alguma coisa, como irá atender a urgência sem atrasar seu trabalho? Pode ser alguma emergência com seus filhos, como também pode ser algo bem simples como ficar sem energia ou internet. São obstáculos que acontecem e podem causar um estrago no seu planejamento.

 

5. Planeje uma margem de segurança em prazos de entrega

Principalmente para quem está começando entender seu tempo de produção e a ter rotina estruturada, é bacana ter uma boa margem de segurança no prazo de entrega.

Vamos supor que caiu uma chuva daquelas. Sua internet ficou offline e seu celular está sem sinal. Você tá isolado, sem ter como se comunicar com seu cliente e sem ter como enviar o trabalho. E aí, como faz se é preciso terminar tudo pra entregar ainda hoje em horário comercial?

Gerenciar seus projetos é tão importante quanto planejar sua rotina. Ambos precisam estar estruturados e você precisa estar confortável com a rotina que criar.

 

6. Passaram algumas semanas e não deu certo

Aí não tem jeito, precisa refazer o planejamento. Analise o que deu errado e te incomodou. Veja como você pode mudar isso na sua rotina, mude e teste mais uma semana.

É preciso ir de pouquinho. Não vá pensando que vai planejar uma vez e vai funcionar pro resto da vida. Nossas necessidades mudam, nossos focos mudam, nossa vida está em constante mudança, isso tudo já muda nosso planejamento. Então é preciso ir semana por semana, até encontrar um modelo mais próximo ao dia ideal, sempre fazendo a manutenção da rotina semanal.

 

Então me diz, qual a sua maior dificuldade com home office?

You may also like

Agenda nas nuvens facilitando seu planejamento
Survival Kit Produtivo, os meus aplicativos do momento
Como criar uma agenda de contatos funcional
Como criar uma agenda de contatos funcional
Como acessar suas milhões de listas de todo lugar
  • Renata Rodrigues Dos Santos

    Muito bom, Bruna. Sempre me dando um help!