11
maio
2017

Agenda nas nuvens facilitando seu planejamento

Quem é cheio dos compromissos sabe o quanto pode ser difícil gerenciar uma agenda. A gente até pode ser old school e manter tudo na agenda física, mas eu queria mesmo é te mostrar como uma Vida Sem Papel pode ser uma mão na roda, principalmente na manutenção da sua agenda de compromissos.

Uma agenda precisa ser alimentada diariamente conforme o reflexo do seu dia. Se um compromisso mudou para amanhã, é preciso ajustar; se outro foi cancelado, é preciso remover; se um novo apareceu, é preciso acrescentar. Precisa ser fácil de acessar, visualizar, criar e alterar, pra não termos preguiça de cuidarmos da agenda.

E é nesse momento que um aplicativo que combine com você pode fazer toda a diferença. A agilidade que ganhamos ao simplesmente entrarmos no aplicativo, identificarmos janelas para então agendar um novo compromisso é essencial no nosso dia a dia.

Um aplicativo que funcione apenas no seu celular não será tão prático, um que esteja apenas no seu computador também não ajuda tanto assim. Se você tem toda a sua vida planejada – compromissos pessoais e profissionais – no calendário do Outlook do notebook profissional que você deixa lá no seu escritório e só acessa por lá, não te ajuda a acompanhar seus eventos particulares após o expediente, não é mesmo?

 

Apple Calendar

Usuários dos produtos da maçã devem estar bem acostumados com o Apple Calendar. Os compromissos ficam cadastrados no iCloud – nuvem da Apple – e basta conectar sua conta iCloud em outros aparelhos que seu calendário irá te acompanhar.

Para quem gosta de manter tudo na Apple, utilizar o iCloud junto ao Calendar é uma boa opção já que ele funciona muito bem entre iPhone, iPad, iPod e mac.

Embora eu goste muito da Apple, eu sempre sofri ao enviar e aceitar convites com usuários de outras plataforma – parece que aceitam o convite mas não atualizava na minha agenda. Também sentia uma lentidão na atualização das informações da agenda – atualizava pelo computador e demorava para aparecer no falecido Sunrise interligado com o Calendar.

 

Google Calendar

O que eu mais gosto no Google Calendar é a praticidade que ele oferece. Além de ser simples de utilizar a versão web e o novo aplicativo, ele integra muito bem com aplicativos como o Calendar 5, Tiny Calendar e até mesmo com o Apple Calendar.

Hoje utilizo o Google Calendar e acho que a integração entre plataformas e usuários funciona muito melhor. Ainda não tive problema com compartilhamento ou utilizando outros aplicativos. Gosto tanto dele que já comentei por aqui 5 motivos para usar ele, como pode te ajudar na sua rotina e como usar para organizar uma semana lotada.

 

Eu entendo o amor que muita gente tem pelas coisas físicas, principalmente nessa era tão digital. Mas se eu puder tirar o papel de uma única área da sua vida, optaria pela agenda. Acredito que a agenda digital facilita bastante no dia a dia, principalmente quem tem praticamente todo o tempo tomado com compromissos junto a outras pessoas. Não importa qual serviço ou aplicativo irá utilizar, desde que ele seja fácil e se encaixe bem no seu jeito de cuidar do dia.

 

E aí, como você tá cuidando da sua agenda de compromissos? Ela tá digital ou física?

You may also like

Survival Kit Produtivo, os meus aplicativos do momento
Como criar uma agenda de contatos funcional
Como criar uma agenda de contatos funcional
Como acessar suas milhões de listas de todo lugar
Anotações nas nuvens
Anotações nas nuvens pra ter tudo junto de você
  • Isa Carvalho

    Oi Bru!
    Estava pensando essa semana mesmo sobre agenda na nuvem. Comecei a fazer um bullet journal no começo do ano pq achei bonitinho e imaginei que conseguiria rastrear e organizar tudo na minha vida mas está indo por água abaixo. Esqueço de atualizar todo dia, não cabe na minha bolsa e acabo usando o celular pra checar os compromissos ao invés do caderno. Vou dar uma turbinada no google calendar e deixa-lo como principal agenda, infelizmente…

    • Eu acho o BuJo a coisa mais linda pra quem sabe fazer (porque eu não sou tão artística, embora designer hahaha), mas pra ser bem sincera… Nos dias de hoje não acho ele tão prático justamente pelos motivos que citou. É difícil encontrar informação, difícil de levar junto. Sou muito prática e muito TI pra ter um BuJo. hahaha O Google Calendar dá pra configurar de várias maneiras – dá uma olhadinha no Labs dele pra ver se tem alguma extensão que te ajude. Você também pode optar pelo Trello com extensão de calendário ou gráfico de gantt ou os dois juntos, ainda dá pra usar aplicativos só de gantt – dá uma conferida nesse post aqui: http://www.workaulait.com.br/cronograma-uma-receita-para-o-seu-planejamento-nao-passar-do-ponto/
      Se ainda assim não funcionar pra você, me chama de novo e eu te ajudo a encontrar uma saída produtiva. =)